segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é conjuntivite?

Olho normal comparado a olho com conjuntivite
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana delgada e transparente que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras, em geral acomete os dois olhos. Como a conjuntiva possui pequenos vasos sangüíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa, ao se inflamar os vasos ficam mais dilatados, causando assim a vermelhidão do olho.

Quais são as causas?

Existem várias causas para a conjuntivite. A mais comum é a viral, muito mais freqüente nas estações quentes; são as responsáveis pelas epidemias, e muitas vezes estão associadas a infecções das vias aéreas, como a febre faringoconjuntival (dores de garganta e corrimento nasal).
Porém, existem outras causas como a tóxica (contato com agente químico), bacterianas (infecção bor bactérias como Staphilococos, Streptococos e Haemophilos) e a alérgica (geralmente associada à pacientes com rinite e asma). Causas infecciosas mais raras são a conjuntivite gonocócica e a de inclusão (Chlamydia trachomatis), agentes que podem ser sexualmente transmissíveis.
A contaminação do olho com bactérias ou vírus, ocorre geralmente por transmissão pelas mãos (por manipulação do olho), toalhas e cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos).
Os agentes tóxicos ou irritantes, causadores de conjuntivite podem ser a poluição do ar, fumaça (cigarro), sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro (lembrar-se de piscinas), produtos de limpeza, etc.

Quais são os sintomas?

Em geral, a conjuntivite se caracteriza por ardência e coceira na região ocular (esse sintoma é comum principalmente na alérgica), com sensação de corpo estranho (areia ou de ciscos), excesso de lacrimejamento, fotofobia (aumento da sensibilidade a luz) e inchaço palpebral. Na bacteriana a secreção abundante e dor moderada é sintoma comum.
 
Como evitar?

Diferentemente das gripes e resfriados, ninguém pega conjuntivite viral apenas se aproximando do indivíduo infectado, o contato tem que ser direto, ou seja, a precaução por parte do doente é o principal meio de evitar o contágio.
Dicas importantes como exemplo são: lavar as mãos, evitar possíveis veículos que possam ser transmissores do vírus (como toalhas de rosto e fronhas de travesseiros), lavar as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho; não compartilhar rímel ou delineadores. Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 14 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, pois mesmo que o quadro sintomático dure menos, esse é o período em que pode ocorrer o contágio.
Quanto às tóxicas, os cuidados mais indicados são evitar nadar em piscinas com cloro sem óculos de natação; caso freqüente locais muito poluídos solicitar ao seu oftalmologista a prescrição de colírios lubrificantes, e se for necessária a exposição a locais com maior risco de agentes irritatantes, usar óculos de proteção.
Nas conjuntivites alérgicas os cuidados começam em casa, como manter o filtro  do ar condicionado limpo, evitar objetos que acumulem poeira (cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia), lavar roupas guardadas há muito tempo antes de usá-las, forrar travesseiros e colchões com capas anti-alérgicas, manter os ambientes bem arejados e expostos ao sol, evitar flores dentro dos quartos, evitar animais domésticos (principalmente gatos), evitar manusear objetos com muito pó.

Tratamento

As conjuntivites virais são auto-limitadas, ou seja, os sintomas e a doença melhoram em aproximadamente 7-10 dias, compressas geladas com água potável são sempre recomendadas (evite água boricada, pois pode ser fonte de contaminação). Medicações (pomadas ou colírios) podem ser utilizadas para aliviar os sintomas. Os quadros infecciosos devem ser tratados com antibiótico terapia tópica na maioria das vezes (colírios).
Existem medicações específicas para os quadros alérgicos, porém seu tratamento é um pouco mais prolongado.
As tóxicas também muitas vezes necessitam de tratamento específico.
Caso você apresente conjuntivite, procure seu oftalmologista, olho vermelho nem sempre é sinal de conjuntivite, doenças oculares mais graves podem estar mascaradas. Não use medicamentos sem orientação médica, pois alguns colírios são contra-indicados porque podem provocar complicações e até piorar o quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário