segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jogar videogame em excesso prejudica a visão?

Atualmente uma das perguntas que mais recebo no meu consultório é: jogar videogame em excesso prejudica os olhos?

Já estão bem estabelecidos alguns efeitos deletérios que o excesso de videogame podem causar, como a predisposição à violência, aumento na incidência de sobrepeso (os jogos, mesmo o Wii, não caracterizam atividade física apropriada) e diminuição da sociabilidade.
Por outro lado, os fatores positivos são a melhora da coordenação motora, utilização como ferramenta educacional e melhora do raciocínio (quando são praticados jogos que ajudam a desenvolver a lógica).

E com relação aos olhos?

Normalmente o ser humano pisca entre 22 a 24 vezes por minuto. Quando estamos em frente a um monitor, existe a tendência a piscar menos, diminuindo a lubrificação ocular e causando sintomas como visão borrada, ardência e dor de cabeça. Porém, felizmente todos os efeitos são temporários. A simples introdução de intervalos de 5 a 10 minutos a cada hora de jogo (logicamente, fazendo o indivíduo “descansar” os olhos, olhando uma paisagem com luz natural, andar um pouco pela casa...) e o posicionamento da criança a mais de 4 metros da TV podem diminuir bastante a incidência dos sintomas.
A maior dúvida se apresenta em relação aos games de bolso. Uma discussão muito antiga na oftalmologia é se o excesso de leitura de perto em crianças pode levar ao aparecimento de miopia, devido ao esforço constante da criança para sustentar o foco para perto. Uma série de artigos já foi publicada com relação a esse assunto, com resultados muito controversos.
Em um estudo patrocinado pela OMS em que tive o prazer de participar, observamos incidência muito maior de miopia em crianças com hábito de leitura mais frequente, ou seja, que forçavam a visão para perto. Dessa maneira, existe “tendência” a acreditar que os “pocket games” podem levar ao aparecimento de miopias precoces, porém NÃO há confirmação científica que prove esse fato.
A outra pergunta é: videogame pode melhorar minha visão? Por mais estranha que pareça essa questão, recentemente surgiu um artigo científico no PLoS Biology (http://www.plosbiology.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pbio.1001135 ou http://www.medscape.com/viewarticle/752053) em que se observou que o uso de videogames pode melhorar e desenvolver a visão de olhos amblíopes (vista preguiçosa - vide postagem anterior) na fase adulta. Foram examinados 20 pacientes com idade entre 20 e 61 anos, instruídos a jogar games de ação por pelo menos 40 horas mensais. Esses pacientes tiveram melhora de 30% na acuidade visual!! Pessoalmente não vejo nenhuma explicação lógica que me convença desse efeito, mas está publicado.
Como recomendação final, acredito que a lei principal que devemos respeitar é aquela que ouvimos por muito tempo de nossas avós e pais: tudo em excesso é prejudicial.


 

3 comentários:

  1. Oi Dr,Fabio eu tenho astigmatismo (eu não sei como se escreve) e gostaria de saber se jogar videogame em exceso faz mal a vista

    Obs. Tenho 12 anos, e eu so jogo Minecraft

    ResponderExcluir
  2. Gostei eu jogo bastante mais o doutor Fábio vc me ajudou obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir