sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

QUAL A COR DO VESTIDO?

Depois de muitos questionamentos  da família e de amigos pelo whats'up ou redes sociais resolvi postar a explicação que considero mais plausível para esse fênomeno da internet.

A retina tem 2 tipos de células: cones e bastonetes. Os primeiros são responsáveis pela visão diurna, mais detalhada e colorida e se encontram mais centrais na retina. Os bastonetes  são fotorreceptores que ficam mais periféricos e tem como principal função a visão noturna (ou em ambientes com pouca luminosidade).
Basicamente temos 3 tipos de cones: L, M e S. Esses últimos foram descobertos há não muito tempo e são mais sensíveis à cor azul, sabe-se que estão localizados mais próximos dos bastonetes (30º centrais).

Pois bem, ao vermos uma imagem com bastante luminosidade os cones responsáveis pelo verde-vermelho agem mais, já nas com pouca luminosidade os cones S funcionam melhor (no caso da foto do vestido).
 Porém existem variações individuais, as pessoas que tem os cones L e M não apenas na região mais central da retina verão o vestido dourado e branco, já as que que tem os cones L-M bem centrais verão preto e azul. É possível inclusive que uma mesma pessoa veja a imagem com cores diferentes dependendo do horário do dia.
Outra fato a ser considerado é que pensando em comprimentos de onda, os bastonetes são um pouco sensíveis ao verde, mas nada sensíveis ao vermelho, dessa maneira, raciocinando em combinações de cores isso explicaria o porque num ambiente com pouca luminosidade como o da foto as matizes mais próximas do vermelho seriam mais difíceis de serem reconhecidas. Ao olharmos uma rosa pela manhã o vermelho é muito mais evidente, porém ao entardecer as folhas verdes acabam se tornando muito mais proeminentes aos nossos olhos.
Mas para os que ainda não sabem: o vestido é azul e preto.

3 comentários: