sexta-feira, 18 de julho de 2014

LENTE DE CONTATO QUE AUXILIA NO CONTROLE DA GLICEMIA

No início do ano a mídia publicou que a  Google X estaria desenvolvendo uma lente de contato com um microchip que através de um sensor muito fino (menos espesso que um fio de cabelo) seria capaz de detectar níveis de glicose na lágrima e consequentemente auxiliar no controle de pacientes diabéticos. Na última semana foi noticiado que a empresa estabeleceu parceria com a Novartis (que tem como braço oftalmológico a ALCON) para desenvolvimento da lente!  

A lente de contato inteligente utiliza sensores para analisar o filme lacrimal, detectar níveis glicêmicos e  em seguida os dados são transmitidos sem fio para um dispositivo móvel, que permite aos pacientes saber o nível de açúcar.  Em um comunicado o co-fundador do Google Sergey Brin disse: "Nosso sonho é usar a última tecnologia na miniaturização da eletrônica para ajudar a melhorar a qualidade de vida para milhões de pessoas."
Além da mensuração para diabéticos a Novartis também espera desenvolver a uma lente de contato que possa restaurar com o tempo a acomodação, ou seja, ajudaria na correção da presbiopia (dificuldade da visão de perto). 
Estudos precisam ser realizados para averiguar a confiabilidade e a reprodutibilidade da medida glicêmica da lente, mas principalmente quais seriam os parâmetros de açúcar ideais na lágrima.
As notícias são ótimas, todos temos amigos ou parentes diabéticos e sabemos o desconfortos das picadas diárias, que a tecnologia venha para amenizar o desconforto.